A vida é uma escola

ImagemRoman Krznaric fala sobre empatia no Teatro Tom Jobim, no Rio

O post inicial de um blog costuma ser padrão: o autor escreve um pouco sobre sua vida, mostra seu hobby, seus interesses profissionais, projeções futuras e coisas afins. Através deste blog, proponho uma coisa diferente. Além de escrever sobre o que gosto, que é arte, cultura e entretenimento, quero convidar a todos que me acompanharem nesta jornada de leitura e conhecimento, a uma análise sobre os temas. Quero ver comentários, críticas boas e ruins, novas ideias, reflexões, pensamentos e debates. O objetivo principal não é apenas relatar sobre variados assuntos, mas sim “conversar” sobre eles, e, principalmente, desenvolver a empatia.

Hoje aprendi um pouco mais sobre empatia. Depois de muito ler a respeito, conheci de perto um pouco do trabalho desenvolvido pela The School of Life, ou, Escola da Vida. O pensador cultural, filósofo e criador da organização, Roman Krznaric, veio ao Rio de Janeiro pela primeira vez para participar do Circuito Inaugural de Sermões Seculares. Recordo-me de ler no livro Feliz por Nada, de Martha Medeiros, um texto sobre o assunto, onde a escritora define The School of Life como “um curso de ideias para se viver melhor, ou seja, para se aprender a lidar com o cotidiano de forma mais prática e inventiva”. É exatamente isso. A proposta é ensinar a pensar sobre temas cotidianos com criatividade, como a existência, a arte, a filosofia, o bom humor, a cultura, as viagens, os relacionamentos, etc.

Krznaric escolheu um tema interessante para conversar com os cariocas: empatia. A arte de se colocar no lugar de outra pessoa e ver o mundo através da perspectiva dela enriquece nossa vida e também ajuda a criar uma mudança social, desafiando nossos próprios preconceitos e quebrando barreiras sociais. A empatia pode ser desenvolvida, trabalhada e aplicada na vida pessoal e profissional.

Adoro esse tema e a palestra de Krznaric foi tão enriquecedora que merece um outro texto, mais completo e repleto de detalhes sobre essa jornada empática que ele me fez vivenciar. Quem se interessar em ler mais sobre o tema, está convidado a ler meu próximo post, onde conto um pouco mais sobre essa aula super diferente. Bem viver também faz parte da educação.

Imagem

Gostou? Quer adquirir mais conhecimento?
Veja esses links interessantes:

The School of Life
The School of Life Brazil (Facebook)
Roman Krznaric
Livro Feliz por Nada, de Martha Medeiros

______________________________________________

Vanessa Guimarães é jornalista, mora no Rio de Janeiro, trabalha com Comunicação Corporativa e é apaixonada por arte, cultura e entretenimento. Coleciona livros e tem muita história para contar. Atualmente seus hobbies são escrever, viajar e bajular a chinchilla de estimação que mora com ela e com o marido. Nos momentos mais estressantes, gosta de tocar piano para relaxar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s