Troca por um Quadro

pedro-melo

A TV, a Internet e todas as tecnologias atuais nos proporcionam uma enxurrada de novas ideias e novos artistas todos os dias. Essa superexposição cotidiana das pessoas e seus supostos “dons” causaram uma banalização dos artistas e da criatividade. O que vemos na verdade são pessoas escandalosas, que querem chamar a atenção a qualquer custo para conquistar a “fama”, mesmo que esta seja temporária.

Justamente por isso, está cada vez mais difícil reconhecer os verdadeiros talentos, as ideias originais e os artistas completos, que possuem dons natos. Mesmo assim, alguma característica acaba sobressaindo e o verdadeiro artista consegue se sobrepor aos outros e enraizar seus projetos e suas técnicas. O artista completo, na minha opinião, é aquele  que possui seu próprio estilo, que, apesar de ter influências diversas, possui uma vertente própria, original e autêntica. Ele não copia, não reescreve, nem adapta. Ele cria.

Um projeto contemporâneo que me chamou a atenção foi o Troca por um Quadro. O artista plástico brasileiro Pedro Melo, criou uma proposta diferente: percorrer diversos países e trocar a arte feita por qualquer tipo de experiência, seja comida, bebida, hospedagem, passeio, viagem ou outros aprendizados.

O designer recifense, de 25 anos, já percorreu cidades em vários países, como Lisboa, Barcelona, Roma, Florença, Berlim, Colônia, Istambul e no Brasil, Maragogi, Olinda e São Paulo, fazendo trocas em todos os lugares, com pessoas e profissionais de diversos níveis hierárquicos. Melo já recebeu latas de tinta, hambúrguer com batatas, bebidas, passeios turísticos e hospedagem.

Com uma mochila nas costas, canetas nas mãos e ideias criativas na cabeça, o ilustrador roda o mundo com o projeto, com um objetivo simples que o proporciona experiências culturais, emocionais e até gastronômicas.

O mais incrível nesta ideia do desenhista é a grande troca de experiências, as amizades e as histórias que ele tem para contar. Quer presente melhor do que toda essa bagagem adquirida durante as viagens?

Quando entrei no Facebook do projeto para conhecer mais a respeito, lembrei-me do artista plástico Romero Britto, cujas obras eu admiro. Encontrei diversos pontos em comum: ambos nasceram em Recife e possuem como inspiração os famosos precursores da pop art Andy Warhol e Roy Lichtenstein.

O artista plástico Romero Britto criou um novo estilo para a pop art

O artista plástico Romero Britto criou um novo estilo para a pop art

Obra “Oh, Jeff, I love you too, but…”, de 1964, de Roy Lichtenstein

“Marilyn Matizada de Azul” é uma das obras mais famosas de Andy Warhol

 

Pedro Melo conseguiu misturar arte e consumo colaborativo, oferecendo seu talento e suas obras de arte em troca de coisas simples, porém importantíssimas e enriquecedoras: cultura e conhecimento com um toque de contemporaneidade.

Acompanhando a página do Troca por um Quadro no Facebook, podemos conferir relatos de viagens, trocas feitas ao redor do mundo, cidades visitadas e sugerir novas trocas. Que tipo de troca você sugere? O que você tem aí para trocar por um quadro ou uma madeira pintada?

Conheça mais sobre o projeto através deste vídeo:

Imagem

Gostou? Quer adquirir mais conhecimento?
Veja esses links interessantes:

Troca por um Quadro

Site Romero Britto

Andy Warhol Museum

Roy Lichtenstein Foundation

______________________________________________

Vanessa Guimarães é jornalista, mora no Rio de Janeiro, trabalha com Comunicação Corporativa e é apaixonada por arte, cultura e entretenimento. Coleciona livros e tem muita história para contar. Atualmente seus hobbies são escrever, viajar e bajular a chinchilla de estimação que mora com ela e com o marido. Nos momentos mais estressantes, gosta de tocar piano para relaxar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s