Impressões e expressões sobre o encontro de dois pequenos aprendizes

os-dois-amigos

Ao longo de toda a nossa existência, presenciamos situações indescritíveis e momentos memoráveis. Quadros vivos que só podemos guardar nas lembranças, nenhum registro (seja a captação de imagens ou vídeos) conseguiria expressar a realidade vivenciada. Emolduramos na alma – para quem teima em romantizar a vida e perfumá-la diariamente. São esses pequenos instantes em que você toma a pílula da felicidade e nem sabe. Quem tem filhos sabe que a nossa motivação diária está em vê-los se desenvolver e observá-los evoluir, trilhando o próprio caminho – mesmo sabendo que eles nem imaginam o que lhes espera pela frente.

Desde que eu tive meu filho, cada dia é uma nova descoberta, novas fases e alegrias. O aprendizado deles nos torna mais sábios, pois não somos mais meros expectadores da vida, somos aprendizes disfarçados de conselheiros, professores, educadores e amigos. Sabemos que nada sabemos. Aprendemos junto com eles.

Algumas situações acontecem de forma inusitada e nos surpreendem. Quando eu visitei pela primeira vez a escola que meu filho estudaria, no ano passado, junto com ele e meu marido, para conhecer as instalações, o corpo docente e a metodologia implantada, nos deparamos com um estilo diferente de ensino: sentimos o amor, a dedicação e o entusiasmo da direção e dos professores.

Sentados em uma das mesinhas da cafeteria localizada próximo ao pátio descoberto do colégio, enquanto comíamos pães de queijo fresquinhos e eu tomava um cappuccino quentinho – meu filho degustou apenas os pãezinhos, pois a bebida à base de café é proibida para ele por enquanto – um grupo de crianças brincando nos chamou a atenção.

O pequeno, na época com apenas um ano e cinco meses, não pronunciava muitas palavras, porém, conseguia se expressar melhor do que muitos profissionais qualificados com quem já trabalhei.

Ao ver as crianças no pátio, ele apontou e começou a andar rápido na direção delas, parando subitamente em frente a uma pequena escada. Pediu minha mão para ajudá-lo a subir as escadas e logo chegou ao outro patamar. Assim que nos viu, o filho de um amigo, que já estudava no colégio, veio imediatamente até nós, nos cumprimentou e pegou o xará pela mão, guiando-o até os seus amiguinhos.

Seguindo-os, olhei para o mais velho e perguntei se lembrava de mim. Ele respondeu com uma sonora palavra afirmativa. Sem perder tempo, ele apresentou o novo amigo para todos os coleguinhas, falando o nome de cada um. Todas as professoras e eu observávamos os dois, que pareciam o irmão mais velho de quatro anos com o mais novo de um ano. Ao mostrar o lugar e ambientar o mais novo amigo, abraçou-o e disse que sua pele era muito macia, que parecia um bebê, fazendo-o carinho no rosto com os dois dedos indicadores.

– Ele pinta o cabelo? – lançou para mim a pergunta ao observar os fios loiros do amiguinho refletindo a luz do sol. – Sua bolsa é muito pequena – observou a seguir, olhando para a minha bolsa-carteira preta a tiracolo. – O que você tem aí? Eu posso ver? Minha mãe tem uma bolsa também, mas é bem grande – concluiu.

Brincaram enquanto o tempo permitiu – passou rápido. Sentaram no chão para ouvir as histórias que a professora contava. Experiência transcendental. Amigos. Irmãos de energia. Irmãos de outra época.

Deu-lhe atenção. Deu-lhe sorrisos. Deu-lhe momentos brincantes. Deu-lhe carinho. Deu-lhe afeto. Deu-lhe espaço. Deu-lhe informação. Deu-lhe um pequeno pedaço do seu próprio mundo.

Coisa de criança. Coisa de amigo. Amigos-irmãos.

assinatura-peq2

______________________________________________

Vanessa Guimarães é jornalista, mora no Rio de Janeiro, trabalha com Comunicação Corporativa, é palestrante e apaixonada por arte, cultura e entretenimento. Coleciona livros e tem muita história para contar. Atualmente seus hobbies são escrever, viajar e praticar a empatia. Nos momentos mais estressantes, gosta de tocar piano para relaxar.

Deixe um comentário

